O Dealer Hub realiza um Programa de Inovação Aberta, desenhado para conectar empresas e startups da cadeia automotiva.
Confira os desafios disponíveis neste ciclo e participe do programa que conecta startups inovadoras e empresas para resolver os maiores desafios do mercado automotivo.
Hoje na Movesa, a dispersão de dados dos clientes, gerada por diferentes setores, impacta diretamente a tomada de decisões, a colaboração entre equipes, a identificação de oportunidades e a produtividade entre departamentos. Um exemplo claro disso é que os clientes compradores de pneus podem não estar aparecendo na carteira dos revendedores de caminhões ou máquinas, o que reduz a capilaridade do nosso portfólio na nossa própria base de clientes, já que as informações estão desconectadas. Essa falta de integração dificulta a visão completa do cliente e limita as oportunidades de negócios. Diante disso, buscamos soluções que integrem os dados de forma eficiente, gerando informações precisas e úteis para otimizar o trabalho diário e aprimorar a tomada de decisões estratégicas.
Com o crescimento da empresa, a interação com os clientes se transformou. Antes, a demanda por informações sobre o status de manutenção das motos era menor, não exigindo um padrão estruturado. Agora, o mercado exige mais transparência e os clientes buscam inclusão nos processos, com informações claras e atualizadas.
A falta de visibilidade gera impactos como redução na confiança, dificuldades na organização interna, ausência de padronização, aumento na demanda de atendimento, maior tempo das motos na oficina e acúmulo de veículos. Buscamos uma solução que permita mais visibilidade de rotina da equipe e um acompanhamento proativo e eficaz, oferecendo acesso ágil, intuitivo e confiável ao status de manutenção das motos para clientes e equipe.
Hoje a Fortral passa por um desafio de relacionamento com o cliente na parte de fidelização. Mais especificamente: processos relacionados a este tema ainda são básicos. Por exemplo: a base da fidelização do cliente ainda está muito centrada no “front” do balcão com o comprador; onde não há uma vantagem alternativa, apresentada pela empresa, para trazer este cliente de volta.
Diante deste cenário, buscamos soluções que nos possibilitem construir uma estratégia clara de relacionamento com o cliente e, ao mesmo tempo, consigamos acompanhar toda a sua jornada em tempo real, desde a compra de produtos/serviços até a manutenção, com o objetivo de personalizarmos a oferta ao consumidor e sermos mais assertivos no relacionamento.
Atualmente, a jornada do cliente na Treviso é estruturada em seis momentos principais:
A experiência do cliente é avaliada por pesquisas em cada etapa, mas enfrentamos desafios na comunicação. Um exemplo é a falta de proatividade em informar atrasos em serviços, como revisões, o que gera insatisfação. Buscamos soluções para automatizar e otimizar a comunicação em cada fase, visando aprimorar a experiência do cliente com transparência e agilidade no atendimento.
Hoje o Grupo Tracbel executa a manutenção de equipamentos florestais para grandes empresas que possuem operações em florestas de eucalipto, pinus, nativas, dentre outras. Tais operações se tornam bem complexas por estarem localizadas em áreas remotas. Um dos grandes desafios é realizar a manutenção dos equipamentos a partir da substituição de peças que não se encontram no local e precisam de uma logística demorada para que chegar ao mesmo, causando prejuízos ao cliente, devido ao longo tempo que as máquinas ficam paradas. Sendo assim, buscamos soluções inovadoras para garantir a disponibilidades de peças nas operações e, com isso, reduzir o tempo de manutenção e de máquina parada, aumentando a produtividade das operações.
Diante deste cenário, buscamos soluções que nos possibilitem construir uma estratégia clara de relacionamento com o cliente e, ao mesmo tempo, consigamos acompanhar toda a sua jornada em tempo real, desde a compra de produtos/serviços até a manutenção, com o objetivo de personalizarmos a oferta ao consumidor e sermos mais assertivos no relacionamento.
Diante deste cenário, buscamos soluções que nos possibilitem construir uma estratégia clara de relacionamento com o cliente e, ao mesmo tempo, consigamos acompanhar toda a sua jornada em tempo real, desde a compra de produtos/serviços até a manutenção, com o objetivo de personalizarmos a oferta ao consumidor e sermos mais assertivos no relacionamento.
Inscrições
31/01/25 a 28/02/25
Seleção
05/03/2025 a 10/03/2025
Reunião com as mantenedoras
12/03/2025 a 21/03/2025
Período para elaboração do escopo das POCs e proposta comerciais
Implementação das POCs
A partir de 07/04/2025
Período para validação das POCs contratadas
O Dealer Hub lançou em junho de 2020 desafios relacionados à melhoria da performance comercial na área de distribuição automotiva. Os quatro desafios lançados foram pensados internamente para entender os principais problemas enfrentados pelas companhias da área de performance comercial das empresas Rivesa e Tracbel, e visavam auxiliar para que elas se sobressaiam no mercado. Sendo cada um deles:
O Dealer Hub lançou em novembro de 2020 o segundo ciclo do seu programa de inovação aberta e esteve à procura de startups que tivessem soluções inovadoras para o setor. O hub tem como principal objetivo aumentar a competitividade das empresas parceiras da cadeia de distribuição automotiva com foco em ampliação de mercado.
No segundo ciclo foram apresentados 3 desafios pelas empresas mantenedoras. Foram eles:
O Dealer Hub lançou em Maio de 2022 o terceiro ciclo do seu programa de inovação aberta e esteve à procura de startups que tivessem soluções inovadoras para os departamentos de recursos humanos das empresas mantenedoras.
No terceiro ciclo foram apresentados 4 desafios, foram eles:
Lançado em abril de 2024, a sexta edição do Ciclo de Inovação do Dealer Hub abordou a melhoria de processos na jornada do cliente. Trata-se de um programa de inovação aberta cujo objetivo é conectar soluções inovadoras a problemas complexos das empresas mantenedoras do Dealer Hub, ajudando a tornar a cadeia de distribuição automotiva mais competitiva. As soluções devem ser apresentadas observando os desafios apresentados.
Confira os desafios da edição:
110 startups se inscreveram nessa edição.
O Canal de Inovação Aberta é um meio de criação de oportunidades de negócio que permite agilizar o processo de conexão entre soluções existentes no mercado e demandas das empresas mantenedoras.
O objetivo do canal é facilitar e acelerar o processo de inovação aberta para atender demandas pontuais e específicas das empresas mantenedoras que não precisam de uma etapa de preparação prévia, como é realizado nos ciclos de inovação aberta.
Projetos de colaboradores das empresas mantenedoras, startups e empresas são bem-vindos para inscrever suas iniciativas no nosso canal contínuo de inovação aberta.